domingo, 15 de maio de 2011

Será que valeu a pena ?

Neste momento de improviso vou escrever algo que esta no meu coração e me chateou bastante nessa semana,no dia 13 de maio é comemorado o dia da abolição da escravatura,algo lindo para ser comemorado,ainda mais, pelos afro descendentes.Porém não foi o que aconteceu,quase não ouvi noticias ou reportagens sobre este dia,que mundo nós estamos para não comemorar um marco no qual vidas foram libertas e que  antes e depois custou sangue,suor e muita força de vontade.
 Que raiva é saber que tudo hoje em dia é baseado na venda de produtos (e não era assim na época dos escravos tudo baseado na venda das  suas almas). Esse mundo capitalista,egoísta e nojento só se preocupa em ganhar,ganhar e ganhar.Eu me lembro que estando no centro do rio de janeiro nem era a páscoa e já tinha uns cartazes em formato de coração com a palavra mãe.
 Tudo hoje é desvirtuado,já não há mais a tradição de se lembrar da idéia original de cada festa e celebração.Nem os maiores interessados se preocupam, eles se esqueceram de tudo e hoje em dia se marginalizam e se vitimam ao invés de lutar pelos seus direitos e sonhos (já que não precisam de donos e senhorios lhes falando o  que fazer). Investem ,se lembram ,comemoram coisas que não tem nada a ver  com uma cultura sadia e prazerosa o que acaba denegrindo a imagem dos demais,mas,não irei entrar a fundo nessa discussão.
 Sabe é verdade, os afro descendentes não são mais xingados,desrespeitados por pessoas de outras raças eles são xingados e desrespeitados pelas pessoas da própria raça,esse racismo é o pior que há.
 Não digo que devemos nos unir para defender isso ou aquilo,mas que devemos lembrar que não somos mais inferiores,não precisamos mais de permissão temos tanta inteligência quanto as pessoas de outras raças somos tão capazes quanto qualquer outro.
Para terminar a  única pessoa que me lembrou sobre esta data foi minha irmã de 8 anos.Se não acabarmos com esse esquecimento generalizado, vamos passar para os nossos filhos,irmãos e até  amigos uma mera lembrança de um passado que não está tão longe assim e que não valeu nada aquelas pessoas consideradas escórias lutarem.
 Pronto desabafei!!!!!!!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Vermelho,vermelhaço,vermelhiço...


É bem provável,que este titulo te remeteu a musica de Daniela mercury,mas isto tem um propósito.
O que seria de mim,de você,da humanidade se não fosse por esse liquido tão essencial e que por vezes tão precioso que é o sangue.Eu quero me propor a relatar sobre este assunto,não pela visão biológica ou didática,sim pelo lado humanitário,social pois é algo grave e tem que ser resolvido e não remediado o quanto antes.
Ele se tornou mais escasso do que o ouro nos hospitais em geral,as transfusões de sangue tem enfrentado um problema, a falta de doadores, o que acarreta a grande demanda na obtenção de sangue.
Faz pouco tempo que me tornei doadora de sangue,tenho 21 anos e a idade permitida é 18 anos,porém percebo que grande parte da população tem negligenciado essa ação e não é por falta de campanhas,avisos etc.Nas salas de doação dá para se contar nos dedos quantos estão doando.Isso é um descaso muito grande com os semelhantes,a população só se comove nas calamidades.
No dia 14 de Janeiro de 2011,uma ou duas semanas após a tragédia ocorrida na região serrana,fui doar e quando cheguei no Hemorio,na rua Frei Caneca nº 8(claro,não vou perder a chance de promover o endereço) havia uma fila quilométrica,logo, acabei ficando mais de 4 horas só na fila.Foi o dia que bateu recorde de visitação;legal as pessoas se proporam a comparecer,até vi um repórter japonês.No entanto, no último dia 27 de Abril de 2011,não tinha quase ninguém.
Eu peço,por favor,que ajudem as pessoas que mesmo não participando de tragédias,mas que tem sofrido,como os internados de ctis,utis que estão entre a vida e a morte,as crianças e adultos leucemicos nos centros hemoterapicos,aqueles que sofreram algum tipo de acidente e por aí vai. doando apenas 450 ml(máximo permitido para coletagem),que dura uns 6 a 7 minuto de coleta.
Você poderá dizer,e se orgulhar,que" fez o bem sem olhar a quem",na hora da entrega de sangue para transfusão não há lugar para o racismo,opção sexual e religiosa etc, só haverá o ato do amor sendo exercitado pura e simplesmente.
Aqui fica uma mensagem,boa semana!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Diferente, qual o problema?


Ser diferente faz parte da vida,qual graça teria se todo gostassem das mesmas coisas?; É bem verdade que os opostos se atraem,isso dá prazer em viver.
Compartilhar os seus gostos,suas afinidades com aquele que tem tudo ao contrario,na maior parte das vezes não dá briga,só faz com que os dois vejam que não há um só lado da moeda,há muitas coisas a serem aprendiads e nossa bagagem tanto emocional quanto cultural só é abastecida.
Então,por que existem tantas guerras entre países,cidades,famílias,grupos sociais e até entre vizinhos?
O homem tem a necessidade de convivencia entre si, e não adianta "birrar",porque é verdade; só lembrar de tantos exilados,náufragos,ilhados que estando sozinhos criaram amigos imaginarios com côcos,peixes e consigo mesmo.
O que estou tentando defender é que o diferente é normal,natural pode haver comunhão tão legal que a medida que vão se conhecendo,barreiras vão sendo quebradas,idéias sendo expostas e se mesmo assim não quizer um contato com o diferente, então basta respeita-lo,não precisa xingá-lo,desmerece-lo,ofende-lo e por ai vai.Cada um segue o seu caminho e nenhum marca,de forma positiva,a vida do outro.
Mas quero relatar que o negro com seu lado faceiro,instigante,interessante não irá marcar sua vida,o homossexual que com sua criatividade,alegria,vigor não marcará sua vida, aqueles que lutam por um direito que esta assistido pela lei e que tantas vezes são chamados de fanaticos,doidos,extremistas etc, por defenderem causas que,se não fossem por eles, o mundo estaria um caos,(subentendendo por minhas afinidades) Greenpeace,Wwf,Instituto Nina Rosa e tantos outros que te dão uma perspectiva diferente,um angulo diferente, senão o melhor daquilo que se deveria defender com afinco,marcariam sua vida ,se voce deixasse.
Negros, homossexuais,deficientes fisicos e mentais,indigenas,defensores de causas sociais e tantos outros podem até serem considerados diferentes por essa sociedade elitizada,culta, politizada, mas nunca como anormais,escória, marginais etc.Todos merecem respeito e o mesmo tratamento igualitario,justo, humano.
Eis aí´minha opinião.