quinta-feira, 30 de junho de 2011

Estudar,por que?

 A maior parte da população brasileira(constituída pelo povão,ou seja,classe media baixa,pobre e por ai vai)vive,quero dizer,tenta viver com os subempregos(para mim os subempregos são aqueles que para viver só um não da) ou  empregos informais.
   Para o governo a explicação mais superficial para o povo estar nesta situação é a falta de capacitação profissional,mas por que? será que estas classes não se esforçam? ou Por que não se importam com  essas esmolas oferecidas?, o motivo-mor é a baixa qualificação dos profissionais da educação.Quando criança esta população ao invés de estudar num ambiente adequado com professores motivados, se deparavam com um lugar mal infraestruturado que não estava preparado para lidar com personalidades tão distintas(já que essa preocupação com bullying ocorre de uns 5 anos para cá,então a geração  passada que se *%#*&!) e com professores que passavam a matéria e só.
  Então se conclui que por não não estarem preparados a população pobre não é capaz de exercer os cargos de alto escalão,que  nem por graduados são ocupados e sim por mestrandos,doutorandos em diante.E me pergunto como estimular/mudar a mente de uma população que vê a faculdade como obstáculo para a mudança de suas vidas.A  verdade é que,hoje em dia,a população jovem já tem filhos a maior parte dessas famílias são desestruturadas,ou seja,eles só contam com  a presença do pai ou da mãe,e olhe la se  não tiver nenhum dos dois para ajudar;o jovem tem que sustentar seu(s)  rebento(s) e  é  obrigado a procurar os subempregos pois estes retém a população inexperiente.A  faculdade publica se tornou um antro capitalista,a maior parte dos horários são integrais o que facilita a vida social elitista e quem trabalha acaba  excluído.
  Um outro problema é na hora do vestibular,pois os grandes concorrentes desse povo despreparado são aqueles que puderam pagar otimos colégios,que tem em sua grade curricular matérias voltadas para o vestibular.Aqueles que estudaram em colégios do governo em sua maioria será desclassificada e acabará migrando para as faculdades particulares que além de ter um  preço nada acessível, oferece um ensino de regular a ruim,assim concluo que na hora de prestarem prova para os conselhos reguladores de cada profissão  também a  maioria será desclassificada,porque não apresentaram  um bom preparo e consequentemente   voltarão a estaca zero,procurando os subempregos.
  A solução ideal é o investimento na base do ensino,o número de escolas profissionalizantes e técnicas  deveria aumentar.O que adianta colocar um ensino integral se os adolescentes não tem perspectivas de um futuro melhor,sabem que ao sair da escola não encontrarão um emprego e sem dinheiro se infiltrarão no mercado ilícito e informal.E não adianta implantar qualquer curso,o ideal seria implantar aqueles que  falta mão-de-obra e cujo salário fosse o suficiente para sustentar as necessidades mais o lazer e o importante que fosse de graça.
 Eu me pergunto o que mudaria se os cursos disponíveis no país só encaminham para os  subempregos estressantes,com uma jornada de trabalho massificante e com um salário irrisório? Nada.
  Enquanto isso não se resolver o povo sempre estará do lado submisso e pra provar essa tese eu vou  escrever algo que se o povo soubesse pensaria duas vezes antes de fazer:
A economia do pais é alavancada com os lucros obtidos com o comercio interior e com o exterior (exportação),o que traz um retorno muito grande para a nossa renda per capita  que é um indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região (é a soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes) e consiste na divisão da renda nacional (produto nacional bruto menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos) . Por vezes o produto interno bruto é usado.O  governo pegará a metade e os empresarios a outra, para investir neles mesmos (um país pode ter uma boa renda per capita, mas um alto índice de concentração de renda e grande desigualdade social.).
O governo com essa renda vai privilegiar os seus amigos(cúmplices) nas eleições,chantagearão as emissoras de televisão para favorecerem  estes certos indivíduos,investirão em santinhos para promove-los,comprarão na cara dura o seu voto oferecendo em troca(tijolo,cimento,dentadura,óculos,cesta básica e etc),pois aquele que aceita é um analfabeto politico,pois não sabe diferenciar atos legais com os atos  criminosos perpetuando a corrupção. E esses corruptos eleitos nas horas das votações internas,aumentarão seus próprios salários,comprarão mansões,iates,castelos e farão acordos milionários com...tan....tan....tan os empresários que ficaram com a outra parte de nossa renda e nesse interim farão licitações ilegais e superfaturarão os investimentos para um projeto especifico,como por exemplo,segundo uma Emissora de TV, a obra monumental do Maracana ficaria em torno de $ 700 MILHÕES,mas ao invés disso ficará em torno de $1 BILHÃO.Um outro exemplo mais antigo e que foi esquecido é o Engenhão,no Engenho de Dentro,que era para ficar em torno de $ 60 Milhões e ficou na bagatela de $ 380 Milhões, e sabe qual a melhoria decorrida,NENHUMA, varias  reportagens  mencionaram  que o Estádio tem problemas estruturais.O que ocorre no bairro é lamentável pouco policiamento em dias normais e nos jogos,constantes brigas de torcidas organizadas  rivais isso  porque não construiram um corredor que os separasse.
  O lucro vai todo para os dominadores,quero dizer os poderosos,que se unem para impedir o progresso e este só vem quando o povo é educado,sabe pensar por si mesmo,sabe diferenciar o que é o certo do errado,não fica calado  quando é hora de falar e sabe o momento de agir.
  O engodo que o governo autoritario e seus cúmplices nos subordina não pode ser cronico e a solução dessa doença é a educação ,então vamos lutar por uma educação igualitaria que nos ofereça condições basicas para arranjarmos um bom emprego  que poderá suprir aquilo que necessitamos sem a dependência de terceiros  mal intencionados.
Muda brasileiro! quero dizer Estuda!
                                                        

Um comentário:

  1. Vc me deu a ideia de fazer uma blogagem coletiva sobre educaçao e novos metodos de ensino se quiser participar me manda um email: aleska.lemos@hotmail.com se não souber o que é uma b logagem coletiva explico tb beijos!

    ResponderExcluir