segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ela é...

Ela é capa de revista,jornais,livros;muito famosa não se conforma só com notinhas insignificantes,ela quer,quero dizer ela precisa da capa principal.E não é preconceituosa,racista e sexista,seu sucesso é reconhecido pelo  mais alto posto executivo até por um  catador de lixo.Ela viaja internacionalmente  e às vezes é movida por dinheiro e outras vezes é muito altruísta.
   Você pode se perguntar que celebridade é essa.Será que é do time "Global' ou "Holiwoodiano"?;Será que é jovem ou senhora e Por que ela é tão perfeita? Será que existe?.Se você pensa que eu estou escrevendo sobre alguém,errou feio,pois não estou falando sobre Quem mas sobre o Quê.E estou certa sobre tudo que descrevi sobre ela.
   A violência nossa grande algoz nos acompanha a muito tempo,desde a Era Adamica (quando por inveja Caim matou seu irmão Abel).Seus suditos por impulso destrutivos podem começar a matar por motivos torpes ,desde um não ao renovo matrimonial ou a briga pela  herança milionária.
  E todo o mundo está cansado de saber que a midia jornalistica e televisiva se utiliza dessas tragédias para alavancarem  suas tiragens ou o Ibope,como se a violência fosse a personagem principal e nós meros subordinados de seus caprichos.
   E o que leva um ser humano a cometer tais atrocidades com o próximo e por  motivos tão banais?. Psicólogos,Filósofos,Sociólogos e Pensadores em geral tentam entender,explicar, nos convencer sobre os Por Quês,mas não tem sido uma tarefa muito fácil não.
  Tentar explicar objetivamente não tem dado certo,por que só jogar a responsabilidade para a tríade Desigualdade social-Pobreza-Favelado se tornou muito contraditorio pois,hoje os grandes vilões estão variados e podem ser  jovens brancos da classe media alta, políticos vistos como confiáveis,senhor(a) de idade e por aí vai.
   Então eu concluo que o enfoque subjetivo tem oferecido respostas mais plausíveis.O lado psíquico,social,económico,sentimental e familiar de um ser humano enquadrado como agressivo à sociedade se tornou  mais coerente ,sendo assim não se pode mais  julgar os atos de um delinquente só porque ele é proveniente de uma favela ou comunidade e sim verificar se o convívio familiar lhe ofereceu estruturas estáveis,se houve algum trauma,se houve abuso na infância entre outros.
  Numa estatística dos E.U.A se constatou que as crianças que são criadas num lar mono parental são mais vulneráveis aos transtornos de conduta;essas crianças possuem de três ou  quatro vezes mais chances de desenvolverem  problemas comportamentais e duas vezes mais chances de envolverem-se com crimes do que as demais.
  Uma outra pesquisa realizada na década de 90 revelou que 72% dos adolescentes que cometeram assassinato não tiveram a presença paterna.Nas prisões,60% dos estrupadores e 70%dos prisioneiros que cumprem longas penas também não tiveram presença paterna em seus lares.
  Todos os seres humanos têm pulsões genuínas(desejos meio que incontroláveis e quase sempre inconscientes) de vida e de morte.A pulsão de morte se expressa nos atos de destruição e agressão(quando você pensa em bater ou matar  alguém,quando você deseja  que caia um raio sobre a cabeça dele ou quando você pensa que ele seja atropelado,um bom ditado popular que resume essa pulsão de morte  é "que você se exploda");A pulsão da vida surge nos atos de preservação(de um ser humano ou animal) e conservação.Há uma luta interior e constante entre as pulsões de vida e de morte.
 Um outro grande motivo dessa violência se caracteriza no desejo do consumo exagerado,sabe-se que muitas pessoas não tem condições de arcar com os custos de objetos em geral pois são caros e com o salário que recebem mal dá  para pagar as contas.A publicidade aliada com a midia se tornaram poderosas maquinas da ilusão comercial.No  mundo atual,pra alguém ser considerado feliz depende do consumo,o que amplia o mal estar social,o que torna a população pobre e  carente grandes frustrados,buscando aplacar tais sentimentos,eles encontram  transitório consolo nos chamados da publicidade que por sua vez,difunde a ideia de que a felicidade é comprável,então a  fila  de endividados aumenta e aqueles que não se conformam com o que tem,sem grande mistério  se tornam escravos do consumo e para tê-lo roubam,matam.A valorização radicalizada da dimensão económica aniquila valores sociais que poderiam trazer outros sentidos de vida aos indivíduos.
A violência infelizmente  sempre existirá porém não custa nada a mobilização governamental e populacional para combater os focos de violência principalmente contra as crianças.Que realmente são o Futuro da Nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário