quinta-feira, 14 de julho de 2011

Música e Sociologia-Part II



A música, além de ser algo natural, também é cultural. As pessoas já nascem com uma predisposição à música; a família e a sociedade também podem influenciar determinar o gosto da pessoa. A música afeta o caráter e a sociedade, pois cada pessoa é capaz de trazer para dento de si a música que acaba influenciando nos pensamentos, nas emoções, na saúde, nos movimentos do corpo, etc., Portanto, cabe aos compositores serem morais e construtivos e não imorais e destrutivos em suas músicas. Porém, podemos observar que algumas músicas fazem apologia a coisas ruins, como à violência, à discriminação sexual ou social, à pedofilia, entre outros. A música é fruto da sociedade que a produz e da cultura de massa. Ela gera críticas à sociedade, paradigmas, e o principal, cria agrupamento de pessoas, as chamadas tribos urbanas (como os clubbers, punks, emos, rockeiros, violeiros ou funkeiros).Isso faz com que a música se torne um identificador social, donde que em cada sociedade, um estilo musical gerará reações diferentes. O fato de gostar do que todo mundo gosta, pode fazer com que o sujeito se sinta parte de um todo e infelizmente, gerar conflios com o encontro de tribos dferentes.
Contudo, concluímos que a música não é apenas um conjunto de letra e melodia, mas um instrumento de manifestação e dominação social, condicionada e determinada pela sociedade. Ela é complexa e um importante tema de estudo da sociologia, pois através dela podemos descobrir e estabelecer várias coisas, sejam elas boas ou ruins.
Camilla Evalink

Um comentário:

  1. É a música o osso tempo tem sido um instrumeto de bestialização de massas. Dá uma passada no meu blog e confere a ultima postagem?

    ResponderExcluir