sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pra que existe politica ?


Eu estava matutando em minha sala quando começou o programa politico,logo pensei (que saco mais mentirosos para aturar!),depois refleti que é por esses (que saco!,coisa chata e etc) que nossa vida em sociedade está decadente.Eu ,sinceramente, não sei se é  pelo fato de frequentar uma faculdade que meu "mundo se abriu" para acompanhar  a vida politica,mas definitivamente concordo que os brasileiros em sua maioria não interagem com o meio politico,não se empenham  em prestar atenção a cada promessa feita  e no final se esquecem até de quem votou.
   Porém desde que o capitalismo existe, a hierarquia  corporativista predomina, e aquele que tem o poder o exerce para  seu bel-prazer,porém desde que a democracia foi implantada,se admitiu  que o  povo participaria das decisões publicas e  também que pudesse escolher o que era e que não era  prioritário para todos.
  Então, Por que muitos não tem gozado do seu direito da escolha politica consciente?,Por que eles se vendem por qualquer "cala-boca" ? e Por que eles se abstem de acompanhar o eleito/escolhido, nos bastidores políticos?. Isto se deve ao analfabetismo sociocultural que acompanha o brasileiro desde o berço,ou seja, a escola, grande  formadora de opinião, se detém agora  na formação de grande contingente de mão de obra para o mercado de trabalho mal-remunerado e não mais na formação de  pessoas intelectuais,cabeças pensantes que agem de acordo com o que é correto e não  pelo que é imposto.
 Os mais carentes não sabem como votar e se deixam levar pelo marketing palhaço (quanto mais palhaçada conter no programa eleitoral mais votos este candidato  terá).E como as grandes  midias são impulsionadas por publicidade paga, não se preocupam  mais em mostrar ao povo a verdade por detrás da maquina politica, o que quero dizer é  o seguinte a grande parte da midia brasileira tem rabo preso com os grandes investidores e por isso é impulsionada pela lei de "quem dá mais, tem mais espaço na grade comercial" . Por isso o povo não pensa mais,não consegue distinguir o politico honesto daquele que não é.
   Para mim,politica não é uma coisa chata ,ela virou sinônimo de melhorias e investimentos naquilo que satisfaria a necessidade básica de um povo trabalhador e que precisa de uma rua asfaltada,de moradias com sistema de esgoto,hospitais com infra estrutura,escolas digitalizadas,segurança pública responsável e empenhada na suas obrigações,distribuição de renda igualitária e um salário digno capaz de satisfazer seus anseios.Pra isso existe a politica.

2 comentários:

  1. Jaredy, mais do que falta de consciencia, o povo brasileiro não se liga muito na hora de votar porque acredita que a política não leva em nada. Tudo vira pizza. Se puder procure José Murilo de Carvalho na biblioteca do IFCS no capítulo bestializados e bilontras, você vai entender melor como se formou essa mentalidade. É ruim para todos que ela ainda exista, e o que vc está fazendo aqui é bom, pois faz campanha para que as pessoas aprendam a gostar do envolvimento que conquistamos após a Ditadura. Só que é preciso entender como aconteceu para não endemonizar. Veja bem desde a independencia do Brasil que as grandes mudanças são feitas pelas elites. A independencia foi feita pelas elites que não queriam de volta a obrigação do exclusivo comercial ao voltar a ser Colônia e não mais Reino Unido a Portugal. A República também foi feita por elites, em parte por causa da Abolição da Escravatura. O povo em si era a favor da monarquia. Agora veja bem: hoje em dia a coisa mudou, mas mudou muito? A base ainda não continua mudar para favorecer as elites e seus negócios? Eu mesma sou um pouco discrente,mas não podemos nos render não é verdade? Temos que seguir lutando, só precisamos descobrir o que motiva o povo.

    ResponderExcluir
  2. quando falei em base no comentário anterior, me referia aos propósitos dos políticos. Afinal se não defenderem as elites estas podem fazer um embargo como ocorreu no Chile, onde até os alimentos elas desviavam para criar uma situação de crise no país.

    ResponderExcluir