domingo, 4 de março de 2012

Amor,amizade e paixão

  Sendo o amor a tendencia a se unir a um objeto considerado como um bem,abrange a paixão e a amizade.
  A paixão é apresentada como o advento do extraordinario, como um impulso vital que nos tira da vida cotidiana  e nos leva a explorar outras  possibilidades de vida.É emoção intensa,exclusivista,ao mesmo tempo necessidade de fusão e de individuação que pode levar ao ciume,a desilusão e ao rancor.
  O amor em suas varias formas, é visto pelos filósofos de dois modos: como unidade e identificação entre dois seres ; e como troca reciproca entre seres individuais e autônomos .Dentro dessa ultima perspectiva ,o amor ao contrario da paixão ,é o reino da tranquilidade ,da ternura,do acolhimento do outro com suas qualidades e seus defeitos,desenvolvendo-se dentro dos limites da vida cotidiana. O amor envolve provas da verdade, da reciprocidade ,que se superadas ,resultam na construção de um projeto comum , o qual devera ser continuamente revisto e ajustado as necessidades de cada um dos parceiros.
   A amizade ,por sua vez,é definida como a relação baseada na simpatia e nas afinidades pessoais que visa ao bem do outro e consequentemente ,ao  próprio bem.Por essa razão é o alicerce da vida comunitária ideal,pois cada membro da comunidade estaria contribuindo para o bem estar geral.Para Aristóteles,a amizade é a mais importante realização da vida dos seres humanos,pois seus beneficios se estendem a toda a sociedade.
 A amizade se carateriza por ser reciproca,descontinua,não exclusivista,sem sofrimento e por ser possível entre indivíduos iguais.A partir dessas caracteristicas,é possível analisar em  que medida nossos relacionamentos são verdadeiramente amizades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário