terça-feira, 27 de março de 2012

A dignidade humana


      O que é o ser humano,afinal ? Muitos já fizeram essa pergunta,respondendo da forma clássica:"Somos animais racionais".
     Mas,há duvidas a respeito de uma definição clara,visto a dificuldade de encontrar uma caracteristica especifica e definitiva que nos distinga de todo os outros seres.
     E,se considerarmos a incompletude humana,a ambiguidade dos desejos e a possibilidade aberta de liberdade de decisões,teremos de concluir que nosso comportamento não é previsível,tampouco reconhecemos nossa "natureza" como claramente definível.
     Podemos acertar,mas também errar:estamos disponíveis para construir um mundo melhor,mas igualmente para persistir nas ações movidas por egoismo,inveja e cupidez.Neste ultimo caso seríamos menos humanos?.Os corruptores,os assassinos,os traidores,os fracos não seriam seres humanos ?.
      Pensemos de outra maneira,atentos ao que nos diz Comte-Sponville " (...)o débil mental profundo não fala ,não ri,não raciocina,não julga,não faz politica...nem por isso deixa de ser homem.Vive em sociedade? também não,e talvez menos que alguns animais domésticos.Quem,no entanto,admitiria que fosse tratado como um bicho,mesmo que como um bicho bem tratado? Quem iria querer pô-lo num zoo?. Vão me dizer que as vezes fez-se bem pior, o que todos sabemos.Mas que filósofos julgaria isso aceitável ?"
    Ninguém que seja nascido de seres humanos pode ser excluído da humanidade, nem incorrer na soberba de nos considerarmos superiores a alguns,por sermos mais inteligentes ou mais ricos, por pertencermos a uma classe ou religião que julgamos ser melhor .
    Essas questões nos remetem ao tema dos direitos humanos.Se partirmos do principio de que cada pessoa é única e insubstituivel devemos concluir que todos são iguais e dignos de respeito.Como Kant enfatizou,defender a dignidade humana é considerar cada ser humano um fim em si mesmo,ou seja ninguém é meio para o que quer que seja.
    Admitir que todos somos igualmente cidadãos e que o exercício da tolerância tem como consequencia a aceitação das diferenças- tipicas da sociedade plural e democrática, é reconhecer também o que é intolerável :  a escravidão,a inferiorização  das etnias,a repressão a grupos religiosos,a corrupção,o assassinato e etc.
    Só para terminar,uma pergunta: Por que ,então,se o crime é intolerável,há quem defenda o criminoso?Alias, por isso mesmo,as organizações que tem como bandeira a preservação dos direitos humanos muitas vezes são acusadas de defender bandidos.No entanto ,se é verdade que os criminosos devem ser punidos ,isso não significa que devam ser tratados de modo desumano.Caso contrario,estaremos agindo  da mesma maneira que eles.
bibliografia:Temas  da filosofia

Um comentário:

  1. que tal o polegar opositor? rss pelo menos é isso q o ilha das flores diz que separa os seres humanos das outras especieis.

    ResponderExcluir