terça-feira, 3 de abril de 2012

Ciência e Filosofia



  Uma das funções da filosofia é analisar os fundamentos da ciência.O próprio cientista já coloca questões epistemologicas quando se pergunta em que consiste o conhecimento cientifico e qual a validade do método utilizado,assim como deve formular questões éticas e politicas, ao indagar sobre a sua responsabilidade social quanto as aplicações e consequencias de suas descobertas.Por isso é importante que o cientista se disponha a filosofar,a fim de investigar os pressupostos e as implicações do seu saber.
  Além disso,a filosofia busca recuperar a visão da  totalidade,fragmentada diante da multiplicidade das ciências particulares e da valorização do mundo dos especialistas.É o filosofo que se questiona se o saber e o  poder  estão a serviço do ser humano ou contra ele,isto é,se servem para seu crescimento espiritual ou se o degradam,se contribuem para a liberdade ou para a dominação.
  Para concluir,podemos destacar o papel da filosofia ao acompanhar de perto as condições em que se realizam as pesquisas cientificas,investigar o sentido e a finalidade da ciência,bem como avaliar suas prioridades e as consequencias das técnicas utilizadas.No desempenho desse papel ,os filósofos não tem respostas prontas e nem um saber acabado.Não cabe a ele nortear,de forma onisciente e onipotente, os rumos da ciência.O filosofo caminha ao lado dos cientistas e dos técnicos,para que se não perca de vista que a ciência e a técnica são apenas meios e devem estar a serviço de fins humanos.

Um comentário:

  1. esse texto tb seria legal pra colocar no utopia. vc viu os comentarios que as pessoas deixaram no folhetim? dá uma olhadinha depois, o seu texto é o penultimo post.

    ResponderExcluir